segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Três Tríades - 3ª Tríade (PDF 486)


3ª Tríade

PDF 486

 
O olhar do alto

Tríades estiveram presentes diante da Tríade estática dos Três Reis Magos, lá no alto do alto do Monte. Encontraram-se no topo da torre de concreto armado, com uma visão panorâmica privilegiada. Diriam os outros do outro Rio Grande, no paralelo de 30°: Tri legal. O olho de Niemeyer instalado nas terras protegidas por plantas (uma APA – ZPA 01, de Natal), de Dom Nivaldo Monte. Nivaldo Monte cedeu seus ombros para Niemeyer instalar um enorme olho que deslumbra a paisagem, tendo como pano de fundo a cidade de Natal, cidade dos Três Reis Magos. Um lugar lá no alto, para avistar o encontro da terra com o céu, o horizonte. E foi nos ombros de Niemeyer que Saint Exupéry na figura de Josivan, o Pequeno Príncipe Potiguar (3P), reuniu amigos para enxergar distante, a partir da comemoração do seu terceiro decênio aniversario, diante um Oliveira, que poderia oferecer frutos, óleos e azeites. Pequenas tríades se apresentaram, ainda que antes formassem pares na parte de baixo.

Tríades diante uma tríade se apresentaram, um espaço preservado no coração de Natal. No coração o órgão vital, onde encontramos a válvula tricúspide, também chamada de válvula atrioventricular direita. A vida tridimensional: altura, largura e comprimento; alma, corpo e mente; passado, presente e futuro.

E Niemeyer deixou seus recados: “Falem baixo, o espaço é para admirar, eu projetei este espaço para admirar a paisagem”. A acústica para declamações e elevações da voz, não era boa, com os traços arquitetônicos de Oscar Niemeyer. Afinal ele planejou e arquitetou um projeto solicitado, para satisfazer as vistas, o olhar. A partir de um grande olho mirando o horizonte, sobre o silencio do parque Dom Nivaldo Monte. Um espaço para cheirar, olhar e sentir.

Uma nova tríade foi formada com: Dom Nivaldo Monte, Oscar Niemeyer e Saint Exupéry (escritor, desbravador e aviador), que transferiu mensagens entre continentes: Europa – África – América do Sul, viajou por países levando correspondências: Uruguai, Argentina e Brasil. Transportou as co-respondencias, as cartas que iam e vinham transferindo informações e conhecimentos para serem aplicados a estudos tridimensionais.

 

Tríades das Tríades – (PDF 483)


Três Tríades - 1ª Tríade (PDF 484)


Três Tríades - 2ª Tríade (PDF 485)


Três Tríades - 3ª Tríade (PDF 486)

Nenhum comentário:

Postar um comentário